terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Quebrando o ciclo dos midianitas




JUÍZES 6.1 Mas os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão de Midiã por sete anos. 2 Prevalecia, pois, a mão de Midiã sobre Israel e, por causa de Midiã, fizeram os filhos de Israel para si as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortalezas. 3 Porque sucedia que, havendo Israel semeado, subiam contra ele os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente; 4 e, acampando-se contra ele, destruíam o produto da terra até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. 5 Porque subiam com os seus rebanhos e tendas; vinham em multidão, como gafanhotos; tanto eles como os seus camelos eram inumeráveis; e entravam na terra, para a destruir. 6 Assim Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.

Você já ouviu a frase: - O Brasil só funciona depois do carnaval!
O empresário diz: - Começo de ano o movimento é fraco!
O desempregado declara: - Só começo a trabalhar depois do carnaval!
Não consigo sair do vermelho!
O que ganho desaparece!

Sentenças que os israelitas estavam acostumados a proferirem e viverem debaixo da maldição de estar longe de Deus e suas conseqüências.

Uma das principais é a miséria.

Sete anos de saques, sofrimentos, perdas, medo, desespero e outros sentimentos horríveis.

Todo inicio de ano os midianitas estavam lá para roubar e fazer o quiser em solo hebreu.

Deus escolhe um homem para libertar o povo: Gideão.

Juizes 6. 11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas. 12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.

Se existe alguém que conhece nosso coração é Deus, Ele aposta no nosso potencial.
Do lado contrario satanás tente nos enganar mostrando a circunstancia desfavorável do momento, nossos defeitos e falhas. Ele aposta na nossa frustração, deixando nossa visão turva.

Gideão estava vivendo na miséria, estava escondido malhando trigo no lagar.

Porem Gideão foi provocado pela palavra de Deus! Ela gerou fé no seu coração ao ponto de mesmo em miséria querer oferecer um presente a Deus, uma oferta.

Juizes 6.18 Rogo-te que não te apartes daqui até que eu volte trazendo do meu presente e o ponha diante de ti. Respondeu ele: Esperarei até que voltes. 19 Entrou, pois, Gideão, preparou um cabrito e fez, com uma e efa de farinha, bolos ázimos; pôs a carne num cesto e o caldo numa panela e, trazendo para debaixo do carvalho, lho apresentou. 20 Mas o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos ázimos, e põe-nos sobre esta rocha e derrama-lhes por cima o caldo. E ele assim fez. 21 E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado que tinha na mão, e tocou a carne e os bolos ázimos; então subiu fogo da rocha, e consumiu a carne e os bolos ázimos; e o anjo do
Senhor desapareceu-lhe da vista.

Pare e analise se você estiver em uma situação de dificuldade financeira você daria uma oferta a Deus?

Gideão tirou do seu sustento e entregou a Deus, isso é fé!

É na hora do aperto que a nossa fé é testada!

A decisão de ser abençoado é nossa! Obedecer a Deus e a sua palavra ou desobedecer?

Juizes 7. 9 Naquela mesma noite disse o Senhor a Gideão: Levanta-te, e desce contra o arraial, porque eu o entreguei na tua mão.

Um dos significados do nome Gideão é destruidor!
Seja você um destruidor do ciclo dos midianitas na sua vida!
Os midianitas das dívidas, da miséria, do afastamento de Deus!